segunda-feira, 23 de maio de 2011

Papinha para bebês!!!! Beterraba com Batata doce...parte 1

Como eu ja falei em outro post de um pequeno sonolento mamador o Nino virou um comilão... mas tenho feito questão de cuidar do que ele come. Ele come bem...muito bem...mas somente coisas saudáveis. Nada de besteirinhas, refrigerantes, embutidos e o açúcar ainda não chegou perto dele... Faço questão total disso, sei que os hábitos alimentares se constrõem ainda cedo... e sendo assim misturo muito as verduras, legumes, frutas, sucos, raízes...tudo natural e bem cuidadinho... Temos até uma hortinha em casa para os temperos!
Como ele se tornou um guloso de comidas saudáveis vai a minha sugestão de papinhas... Essas são simples de fazer, gostosas, para provar o Edu acaba comendo várias delas e até minha irmã com seu paladar refinado rsrs (uma turismóloga com alguma ligação com alimentos e bebidas) adorou minha papinha de beterraba... Vivaaaa!

Vou fazer alguns posts com receitinhas que tenho usado... e o Nino adora:
Algumas sugestões para quem esta começando:

* Dê o alimento uma, duas, tres ...várias vezes...seu pequeno pode começar a aceitar o mesmo após várias tentativas...lembre-se tudo é novo para ele, é muito importante que não se desista de dar um alimento para os pequeninos.

*Tenha calma ao iniciar o processo de alimentação parecerá que ele nunca irá comer de verdade. O Nino me deixou de cabelo em pé no início...cuspia tudo, jogava longe, gritava, chorava e minha cozinha parecia um galinheiro de comida arremessada ao chão... mas mantenha a calma, segurança! (muito fácil falar né...eu não mantive confesso!)

*O pediatra do Nino recomendou não bater nada no liquidificador ...como o blog é meu eu falo o que eu fiz...e no início não bati...aí fui reparando que ele preferia quando estava mais molinho( talvez pela demora dos dentinhos, hoje aos quase 11 meses só tem ainda 2!)... como eu estava preocupada com a rejeição dele eu bati no processador uma vez (a carne só desfiei)...e testei...deu certo...passei a bater algumas vezes... com o tempo fui deixando mais "pedaçudo" e menos batido.

* Use pouco sal... tentei começar sem nenhum sal... super certa que estava fazendo o melhor...até que um dia o Edu pegou a comida rejeitada do Antônio e colocou um salzinho e o Nino ficou olhando...resultado demos uma colherada e ele fez biquinho pedindo mais...ENTRA SAL na comida...(pouco...bem pouco)

*Sempre coloco azeite de oliva no prato dele (gordura boa) e ele aprendeu a gostar!

* Cuidado não dar a comida quente (o Antônio reclama muito!)

*Na hora de dar ao seu bebê utilizar colher de silicone ou plástico...alguns bebês estranham o metal no início (o Nino nunca estranhou, mas é uma queixa comum entre algumas mães)


Vamos a receita :

1- Batata doce com beterraba

Essa receita pode dar para 2 ou 3 refeições para um bebê que come muiiiiito bem como o Nino, um bebê que come um pouco menos vai dar mais...aí o segredo é diminuir a receita pela metade  ou congelar, eu utilizo a papinha sem congelar por até 24 horas...

Ja fiz na panela normal...mas a de pressão é mais rápida e eu não preciso ficar olhando, então é a que eu uso!!!

-100gr de carne (sempre peço no açougue pra cortar em cubinhos...utilizo carnes magras como coxão duro/posta vermelha)
-2 batatas doce grandes
-4 beterrabas
-cebola e alho (eu ja faço um potinho de cebola e alho + sal+ azeite, bato tudo e deixo pronto na geladeira para utilizar nas comidas do Nino e nas nossas... dura uns 6 dias)*
-cebolinha (as vezes coloco salsinha, ou alecrim também, hortelã... mas geralmente cebolinha)
-sal (pouco)
-água filtrada
-óleo (prefiro o de Canola)

Passo 1: Refogo a cebola e o alho (uma colherinha de sopa rasa com óleo de canola ou girassol)
Passo 2: Assim que der uma refogadinha coloco a carne e refogo também tirando todo o vermelho da carne(e ja vou deixando um pote encher com água)
Passo 3: Jogo a agua do pote sobre a carne ja refogada e deixo a panela aberta cozinhando enquanto vou descascar e cortar os legumes
Passo 4: Descasco tudo (cuidando para tirar beeemmm toda a casca dos alimentos), corto em pedaços médios
Passo 5: Lavo bem a cebolinha (ou outros temperos) pico bem pequeno
Passo 6: Jogue os legumes e a cebolinha dentro da panela
Passo 7: Jogo o sal (pouco... lembrando!)
Passo 8: Se a água não estiver cobrindo tudo cubra (uns 2 dedos acima dos alimentos).
Passo 9: Feche muito bem a panela de pressão e cozinhe por uns 15
minutos
Assim que terminar ,muito cuidado com a panela de pressão (eu costumo resfriá-la em baixo da água para tirar a pressão)
Passo 10: Separo a carne e desfio
Passo 11: Amasse com um garfo ou passe numa peneira ,como eu disse com o Nino precisei bater no processador, o que não é o mais indicado segundo especialistas...mas foi mais pratico pra mim, ele gostou mais (tenho uma sensação que é uma mudança muito brusca de apenas mamar para passar para alimentos sólidos ainda mal processados...mas sei que é o correto...se seu filho aceitar o certo ótimooo! Vale insistir!)

Prontinho! Coloque um azeite...misture a carne e depois me conta se ele gostou!!

* Esse o Edu faz...li o post pra ele e ele não sossegou enquanto eu não arrumei tal dado.

Ahh e alguns passos parecem óbvios... mas foi proposital que coloquei bem explicadinho, nos míiiiiiinimos detalhes para os papis que quiserem fazer uma surpresa para as mamis e preparar a papinha do dia!  Acredite ELAS FICARÃO SURPRESAS E MUITO FELIZES!!!

9 comentários:

  1. convidou eu vim! :)
    adorei seu blog, já coloquei no meu blogroll, tá?
    volte sempre!

    beijo flavia
    http://mamaesabetudo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. huuumm, a papinha do Nino é muito boa... deu vontade!!! Li

    ResponderExcluir
  3. Oi,que delícia, por aqui baby super guloso, deve dar para 2,3 refeições mesmo!Vou pegar essa receitinha, adoramos novidades, e tudo junto e misturado na panela de pressão, uma maravilha!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Opa ..qdo o heitor começar a comer comida...vou testar suas receitas hehehehe.

    ResponderExcluir
  5. Adoro receitas bem explicadinhas.. sou novata na cozinha e nas papinhas..
    Vou providenciar os ingredientes e final de semana vou preparar..
    Obrigada por dividir com a gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom preparo Maria Laura!! Espero que seu bebe goste bastante! Bjooo

      Excluir
  6. minha bebe tem 6 meses sera q ja posso fazer com beterraba?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Klauss! Eu fiz essas opalinas variadas desde os 6 meses e meio, claro, é muito importante fazer e sempre observar se nenhum dos ingredientes apresentados deu algum tipo de reação na sua bebê! Espero que ela curta essa papinha! Bjo grande

      Excluir
  7. Amei vou fazer essa semana pro Davi.

    ResponderExcluir

Essa é a parte que eu mais gosto!
Vou responder por aqui. Não esqueça de habilitar a resposta do comentário.